- 22/11/2024
No dia 06 de agosto aconteceu a tradicional Festa do Kujã na Terra indígena do Inhacorá. Esse dia tem se consolidado num espaço de reflexão, de articulação das lutas das comunidades, de celebração e essencialmente de ritualização da vida.
O Kujã é o portador de sabedorias milenares dos Kaingang, sabedoria esta que mantém as relações culturais, religiosas e de parentesco entre si, no âmbito do povo Kaingang, e com a sociedade não indígena.
O Kujã através de sua espiritualidade, ajuda as famílias Kaingang, mesmo aquelas que habitam os grandes centros urbanos, a manterem os vínculos étnicos com o povo, com sua cosmovisão de mundo, com a cultura, com a língua e as tradições.
Ele, mesmo estando em constante relação com a sociedade não indígena, se fortalece etnicamente e constroem com dinamismo e como protagonistas a sua história.
Esse dia foi um momento de refletir sobre os saberes tradicionais que sustentam a cultura Kaingang, tais como a língua, as tradições, as festas, os alimentos, os remédios e os rituais.
Assim o Senhor Carlos Charque nosso Kujã que aos 34 anos iniciou a sua trajetória como orientador espiritual dessa Comunidade Kaingang, nos traz como modelo de vida, a sua vida dedicada a cuidar dos parentes e nos mostra uma maneira de viver em comunidade cuidando de seu povo e buscando manter as tradições de sua cultura.
Foi um momento muito lindo onde varias pessoas receberam a benção do Kujã e conheceram um pouco mais da cultura Kaingang.